Ir diréctamente al contenido

Já é um membro? Entre com seu login e senha

Inglês: veja dicas para melhorar sua fluência, leitura e escrita fora dos cursos

Data de publicação 21/05/2012

Confira as dicas de profissionais na área para melhorar seu inglês.

 

SÃO PAULO - O conhecimento da língua inglesa já não é mais um diferencial no mercado de trabalho, mas, sim, uma exigência. O problema é que nem sempre sobra tempo para frequentar um curso de inglês. Se você se identifica com essa situação, saiba que há diversas formas alternativas para treinar seus conhecimentos do idioma.

Muito além das aulas, os profissionais devem “tentar incorporar o inglês nas tarefas feitas no dia a dia”, explica o professor do CNA, Sérgio Monteiro. Isso pode ser feito de diversas formas. Se você gosta de ler determinado gibi nos momentos de lazer, por que não passar a lê-lo em inglês?

Para quem gosta de ler as aventuras de Asterix and Obelix's, por exemplo, vale a pena começar a ler em inglês. Por ser algo que você naturalmente se interessa, fica mais fácil compreender e persistir na leitura. Essa lógica serve para tudo. “Se você gosta de ler livros, leia em inglês. Se gosta de filmes, assista em inglês”, sugere o professor.

Filmes e músicas
Os filmes são ótimos para treinar os ouvidos. Se seu inglês não é tão avançado, comece devagar. Assista primeiro com legenda em português, depois com legenda em inglês e, por fim, sem legenda nenhuma. Vale a pena assistir o mesmo filme várias vezes. Lembre-se que aprender um idioma não acontece da noite para o dia. É tudo uma questão de prática.

De acordo com a professora de liderança na BBS Business School, Irene Azevedo, os filmes são ótimas opções até para quem não tem muito conhecimento da língua. “Depois de assistir algumas vezes, seus ouvidos se acostumam com o idioma e vai ficando cada vez mais fácil a compreensão”, diz.

Jornais - The New York Times
As músicas também são opções. O interessado pode ouvir a música acompanhando com a letra. Mas as dicas não param por ai. A internet é uma fonte inesgotável de recursos e sites para quem realmente quer se aperfeiçoar. É possível, por exemplo, acessar sites dos principais jornais do mundo, como o The New York Times.

Nesse portal, inclusive há diversos recursos multimídias, que por serem interessante e prenderem a atenção do leitor, ajuda muito no aprendizado da língua. “Os podcasts e os vídeos são recursos muito interessantes”, diz o professor. No site da BBC os internautas ainda têm a sua disposição uma seção focada no aprendizado do idioma o ‘learning english’, com cursos online, testes e dicas de vocabulário e gramática.

Vídeos e palestras
Além desses sites, o professor ainda sugere que os profissionais visitem o www.ted.com. Nesse portal existe uma grande quantidade vídeos, com profissionais de diversas áreas do conhecimento humano dando palestras. Assim, você pode selecionar o assunto que mais te interessa – business, design, entertainment, science - e assistir uma palestra sobre determinado tema. Novamente, isso é interessante, pois prende a atenção do visitante ao disponibilizar vídeos de seu interesse.

A internet também permite o treino da escrita na língua inglesa. Para os que já têm conhecidos de outros países, a dica é entrar nas redes sociais e conversar. Para quem não conhece ninguém, é possível acessar as seções de bate-papo dos grandes portais.

Assim como o bate-papo do UOL, você também pode acessar o chat do AOL (www.aol.com). Rapidamente você começa uma amizade e treina sua escrita e leitura.

Ainda vale lembrar da possibilidade de acessar os principais dicionários, como o Cambridge dictionar(http://dictionary.cambridge.org/) e o Oxford dictionaries (http://oxforddictionaries.com/?region=us).

Fonte: Infomoney

Acesso Candidatos

Lembrar senha |  Cadastrar CV

Se você não tiver uma conta Trabajando.com se inscrever e concluir o seu CV

Publicar vagas

Pesquisa

Como você soube do Portal de Oportunidades?

Ver pesquisas anteriores

Artigos de Interesse

Nova Lei para contratação de Bibliotecarios na rede escolar

Aprovado em maio/2010 a Lei nº 12.244/2010 que determinar que num prazo de 10 anos todas unidade escolar deverá contar com um Bibliotecário

Ler artigo completo

Ver todas as notícias

Trabalhando na Mídia

Scamper: técnica de geração de ideias

Conheça a Scamper, uma ferramenta que contribui na geração de ideias e no brainstorm.

Ler artigo completo

Os chatos se saem melhor em quase todas as profissões

Ser chato tem lá suas vantagens. Confira na matéria abaixo!

Ler artigo completo

Crianças manhosas e hiperativas: saiba que tipo de profissional elas poderão ser

O comportamento de uma criança pode dizer muito sobre seu futuro profissional. Confira!

Ler artigo completo

Ver todas as notícias

© Copyright 2006 - 2017. Powered by Empregos Trabalhando.com Brasil - Universia. Todos os direitos reservados

Advertência jurídica | Políticas de Privacidade

Ir ao topo da página