Quase um terço dos profissionais convive com estrangeiros no trabalho

Data de publicação 21/05/2012

No Brasil, 16% afirmam trabalhar com estrangeiros.

SÃO PAULO - Três em cada dez funcionários estão atualmente em um trabalho que exige a convivência com pares de outros países. É o que aponta uma pesquisa feita pela Ipsos com mais de 13 mil pessoas em 26 países. Os profissionais da Índia (59%), Cingapura (55%), Arábia Saudita (50%), Hong Kong (44%) e África do Sul (42%) são os que mais convivem com estrangeiros na rotina de trabalho. Os que menos atuam com colegas de outras nacionalidades são os japoneses (9%), russos (13%), poloneses (14%) e húngaros (14%). No Brasil, 16% afirmam trabalhar com estrangeiros.

O idioma mais comum para se comunicar entre tantas nacionalidades diferentes é o inglês, usado por 67% dos entrevistados. Em 22 dos 26 países pesquisados, a língua inglesa é a dominante no ambiente de negócios. O espanhol é o segundo idioma mais usado nas relações internacionais, mas com uma participação bem mais tímida, de apenas 5%. Na terceira colocação vem o mandarim, usado por 4% dos entrevistados, e na quarta posição aparece o francês, usado por 3%. Também foram citados alemão, árabe, hindi (língua falada por 70% dos indianos), italiano e russo, com 2% cada um.

Na América Latina, no entanto, o perfil dos profissionais se diferencia - apenas 33% dizem que a língua inglesa é o principal meio de comunicação entre profissionais de países distintos. Na Argentina, por exemplo, 53% usam o espanhol em suas relações internacionais. No Brasil, 53% dizem usar o português com mais frequência e no México, 46% adotam o espanhol. A Rússia também se diferencia, com 48% usando o russo para falar com pares estrangeiros.

A grande maioria dos profissionais que se comunicam em inglês em suas rotinas de trabalho (61%) não tem a língua inglesa como materna. Isso vale inclusive para aqueles com maior nível educacional e com menos de 35 anos de idade.

Fonte: Valor Econômico