Ir diréctamente al contenido

Já é um membro? Entre com seu login e senha

Atitudes infalíveis para obter aumento

Data de publicação 17/05/2012

Estagiário e trainees não estão impedidos de pensar no assunto. Pelo contrário...

 

Seu futuro em qualquer empresa começa a ser decidido no momento que você recebe seu crachá, seja o de diretor, trainee ou estagiário. Em circunstâncias normais será o resultado dos seus erros e acertos que vai empurrá-lo para frente, deixá-lo ancorado onde está ou jogá-lo para fora do barco. Em alguns casos, esse processo de seleção natural é extremamente rigoroso com trainees e estagiários, pois os candidatos são muitos e as vagas são poucas. Só um número reduzido de empresas oferece garantia de 100% de contratação. Aliás, os nomes de algumas delas pode ser conferidos aqui mesmo nesta reportagem do iG Estágio e Trainee.

Por essa razão, alguns profissionais experientes recomendam que os jovens estagiários e trainees mergulhem totalmente nas lições que estão adquirindo e se esqueçam de suas carreiras. Para eles, a contratação será um resultado natural dessa atitude zen. Mas há os que sugerem o contrário, ou seja: durante o período de estágio ou de trainee o jovem deve se ver como um outro funcionário qualquer, inclusive no que diz respeito a aumentos de salários e de promoções. Sair pedindo aumento pode não ser muito adequado, mas pensar no assunto e se preparar pode ser muito útil para quando o momento certo chegar. Para esta reportagem o portal iG Estágio e Trainee ouviu vários especialistas dos dois lados.

O primeiro lembrete é que sucesso profissional não é matemática. Dicas que funcionam para uns não funcionam para outros e pode-se encontrar facilmente as mais variadas sugestões para um mesmo assunto. É aí que fala alto o bom senso - talvez seu melhor conselheiro. Essa observação é importante porque a seguir reunimos algumas estratégias poderosas para turbinar suas chances de conseguir um aumento ou até mesmo antecipar sua contratação logo cedo. Veja o que funciona para você:


1) Faça mais do que esperam de você. Quem realmente quer aumento precisa fazer mais do que o combinado no contrato. Pode ser até trabalhando algumas horas a mais. O rei Pelé conta que em seus primeiros anos no Santos, quando já demonstrava uma habilidade extraordinária para fazer gols, ficava no clube treinando sozinho, depois que todos os outros jogadores já tinham ido embora. Ele entendia que o maior beneficiado pelas horas extras que fazia era ele mesmo e não o clube. Mas preste atenção: fazer mais não significa somente trabalhar mais horas. Fazer mais também é fazer com mais eficiência, de um jeito diferente, demonstrar novas habilidades, construir relacionamentos… Ou seja, pode ser fazer mais com menos horas. Não é razoável esperar que você vá ganhar mais por fazer todo dia tudo sempre igual. Segundo a professora Beatriz Maria Braga, que dá aulas de gestão de pessoas na Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), é recomendável se engajar, querer participar. “É preciso não esperar ser mandado”, diz.


2) Venda seu peixe. Pense bem: se depois de um ano trabalhando ninguém percebeu que você merece um aumento, acredita mesmo que em uma conversa séria de 15 minutos com o chefe vai ser suficiente para convencê-lo? Só se você for um gênio da oratória… Seu aumento está sendo construído diariamente, com as suas atitudes no trabalho (a partir do primeiro dia, lembra?). Mas não adianta ficar escondido que as pessoas não vão perceber. Tão importante quanto fazer um bom trabalho é descobrir como fazer com os que os outros percebam que você está fazendo um bom trabalho. As empresas estão cheias de profissionais extremamente competentes e dedicados e ao mesmo temo frustrados por não terem recebido o devido reconhecimento. Não fique parado, esperando que alguém descubra seu talento, pois talvez isso nunca aconteça. Trate de fazer com que os outros prestem atenção em você. A professora de gestão de pessoas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Ana Lúcia Biral, dá algumas dicas para aparecer sem ser aparecido. Para ela uma boa forma de se relacionar com outros setores da empresa é sempre estar disponível para participar de projetos multidisciplinares, que envolvem várias áreas da empresa para propor melhorias em processos, negócios e produtos.


3) Arrisque-se. Geralmente, um bom aumento vem acompanhando de mais responsabilidade e de novos desafios. Provavelmente, um aumento de 5% aqui e outro ali não vai levar seu salário muito longe. Talvez seja mais eficiente mirar em uma promoção de salário e de cargo e pensar em algo maior, que possa realmente fazer diferença. Para isso, prepare-se para novos desafios e encare-os quando a oportunidade aparecer, ainda que não se sinta totalmente preparado. Como a vovó dizia, para tudo existe uma primeira vez e ninguém nasce sabendo. Paulo Basílio assumiu este ano a presidência da ALL, América Latina Logística, aos 35 anos. Ninguém nasceu para assumir o cargo de CEO tão jovem, mas o mundo está cheio deles, que vão muito bem. (leia a reportagem sobre a ALL) A diretora de recursos humanos do Deutsche Bank, Cristina Weiss, lembra que assumir uma carreira é bem diferente de se jogar de cabeça, sem pensar. É preciso pesquisar sempre e se preparar muito bem para propor soluções e conseguir defender suas ideias, diz. 

Fonte: estagio.ig

Acesso Candidatos

Lembrar senha |  Cadastrar CV

Se você não tiver uma conta Trabajando.com se inscrever e concluir o seu CV

Publicar vagas

Pesquisa

Como você soube do Portal de Oportunidades?

Ver pesquisas anteriores

Artigos de Interesse

Nova Lei para contratação de Bibliotecarios na rede escolar

Aprovado em maio/2010 a Lei nº 12.244/2010 que determinar que num prazo de 10 anos todas unidade escolar deverá contar com um Bibliotecário

Ler artigo completo

Ver todas as notícias

Trabalhando na Mídia

Scamper: técnica de geração de ideias

Conheça a Scamper, uma ferramenta que contribui na geração de ideias e no brainstorm.

Ler artigo completo

Os chatos se saem melhor em quase todas as profissões

Ser chato tem lá suas vantagens. Confira na matéria abaixo!

Ler artigo completo

Crianças manhosas e hiperativas: saiba que tipo de profissional elas poderão ser

O comportamento de uma criança pode dizer muito sobre seu futuro profissional. Confira!

Ler artigo completo

Ver todas as notícias

© Copyright 2006 - 2017. Powered by Empregos Trabalhando.com Brasil - Universia. Todos os direitos reservados

Advertência jurídica | Políticas de Privacidade

Ir ao topo da página